Palestra - Armazenamento da NF-e (XML)

Foi realizada pela Smart Software no dia 14 de junho na cidade de Andirá, com apoio da ACEAD, Sônia Maria Móveis e Escritórios de Contabilidade de Andirá, uma palestra sobre SPED, NF-e e armazenamento do arquivo digital da xml. E teve como palestrante o Sr. Ronildo da Conceição Manuel.

Esta palestra teve como principal intuito orientar os empresários sobre a importância do armazenamento do arquivo digital e a sua correta validação. A equipe GuardaDanfe, da Smart Software, esteve presente e esclareceu dúvidas sobre o armazenamento e divulgou as vantagens de estar contando com esses serviços. Também foi explicado alguns tipos de multas e cuidados em relação a NF-e e seu arquivo digital, como as que seguem:

“A fiscalização sobre os documentos fiscais pode ser feita em até cinco anos, o mesmo prazo exigido por lei para a guarda segura dos arquivos, tanto os de entrada quanto os de saída. Assim, a empresa que em 2006 iniciou a emissão de nota fiscal eletrônica, ou recebeu este arquivo, poderá ser autuada até 2011, caso tenha enviado informações erradas ao Fisco. ”

“As punições vão não só para quem emite, mas também para quem recebe a mercadoria. Se você é emissor precisa estar bem informado para ser receptor também.”

“A má conduta fiscal do emissor pode gerar prejuízos também para quem compra. A multa para a empresa não emite nota fiscal eletrônica, ou insiste na emissão da nota de papel estando na obrigatoriedade, é de 50% do valor da operação, e o destinatário também é multado com 35% do mesmo valor, ou seja, o cliente também é responsável pela conduta fiscal de quem está vendendo.”

“Uma das multas que pode ser considerada uma das mais altas da legislação corresponde à divergência entre dados de valor e destinatário contidos na nota fiscal eletrônica e os fixados na DANFE (Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica). Caso não estejam compatíveis, a multa é de 100% em cima da operação. Outros erros de divergência terão multa de R$ 328,40 por documento fiscal.”

“Outro descuido que pode gerar grande número de multas para as companhias é a falta de envio do arquivo fiscal ao cliente. Essa atividade deve ser por e-mail ou disponibilidade de download no site do fornecedor. A legislação prevê a obrigatoriedade do envio, e caso não ocorra, a empresa receberá multa de 50% no valor da venda.”

“Notas que foram canceladas também devem ser enviadas aos seus clientes.”

A Smart Software quer agradecer o apoio de todos os presentes e colaboradores desse evento. Nosso objetivo principal foi divulgar o nosso trabalho na busca de parceiros e mostrar que temos a solução para mais este quesito da Legislação que, mesmo sendo novo, deve ser levado muito a sério.

Através do GuardaDanfe, as NF-es de entrada e saída são validadas, armazenadas de forma segura pelo tempo determinado na legislação e disponibilizadas para download. Isso é uma garantia de que no período dos cinco anos sua empresa não terá desfalques nos negócios gerados por multas na área contábil e fiscal .

O GuardaDanfe hoje, possui mais de 150 clientes que aprovam esta ideia. Nos consulte ou solicite uma visita, estaremos a sua disposição para dar mais detalhes dos nossos serviços e sobre a legislação vigente.

Agradecimento especial a Delta Assessoria Contábil, Sônia Maria Móveis e ao palestrante Sr. Ronildo da Conceição Manuel.


    

Smart Software

A Smart Software é uma empresa focada no desenvolvimento de soluções de tecnologia da informação, tendo como diferencial a facilidade de uso de seus produtos. Consulte nossos Produtos:

Contato

Endereço: Av. Oliveira Motta, 915
Bairro: Centro
Cidade:Santo Antônio da Platina-PR
Telefone:(43) 3534-5771 - (43) 9611-0251
E-mail:suporte@guardadanfe.com.br